5 dicas para uma reunião com clientes

Reunião

5 dicas para uma reunião com clientes
Escrito por Carlos Cruz, especialista em vendas em exame.com

Parte importante em qualquer negociação, as reuniões com clientes ou potenciais clientes nem sempre recebem a devida atenção de vendedores e empreendedores. Algumas medidas simples colaboram com o desenvolvimento das conversas, tornam a reunião muito mais produtiva e aumentam as possibilidades de concretização do negócio.

1. Preparação: o vendedor precisa entender que toda reunião começa muito antes da entrada em uma sala reservada. É fundamental que ele estude os reais motivos e objetivos daquela reunião com antecedência e inicie a conversa tendo informações suficientes sobre o cliente em potencial.

É comum que em uma primeira reunião o vendedor já tenha em mente a apresentação de uma proposta ou até mesmo um fechamento, mas o cliente ainda não está nesse passo da negociação, isso gera uma “dissonância” com o cliente e potenciais objeções logo no início da relação.

2. Objetivo: o motivo do encontro deve estar definido anteriormente e ser de conhecimento de todos os envolvidos. No caso das vendas, o objetivo, obviamente, é sempre vender, mas isso não quer dizer que o negócio tenha de ser fechado no primeiro dia.

3. Anotações: uma lista com os tópicos a serem discutidos é importante para que o foco seja mantido. Em alguns casos, não há problemas se o assunto dispersar, mas é fundamental que o foco inicial seja retomado.

4. Conhecimento: geralmente, uma reunião de vendas tem por objetivo apresentar soluções, porém tão importante quanto isso é conhecer mais sobre as necessidades do cliente. O vendedor precisa saber investigar essas necessidades e fazer com que a conversa agregue o que é de valor para quem está do outro lado.

5. Relacionamento: nem sempre o motivo da reunião é o fechamento de um negócio. Quando isso não é possível, o vendedor tem que utilizá-la para estreitar relacionamentos e, na melhor oportunidade, deve propor um novo encontro para evoluir o processo de compra.

Reunião produtiva é aquela que, independentemente do tempo de duração, atinge o objetivo traçado, seja ele uma aproximação, uma proposta de acordo ou uma assinatura de contrato.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s