Macaquices

banana-e-macaco.jpg

Macaco velho não põe a mão em cumbuca. Sabe por quê? Porque a boca da cumbuca é pequena e, se o macaco meter a mão ali para pegar as bananas que um esperto qualquer colocou nela, não conseguirá mais tirá-la. Fechada como está, não cabe mais pela abertura. A partir daí o macaco é escravo das bananas ou, mais exatamente, do dono delas – e o trágico disso é que ele enfiou a mão ali porque quis. Ele próprio se escravizou. Assim, o dono das bananas passa a ser o deus do macaco, que comanda sua vida e a quem ele presta tributo. Mas às vezes acontece de um macaco largar as bananas e conseguir fugir. E macaco velho que já passou por isso nem chega mais perto da cumbuca. Tão bobo ele também não é.

Mudando de assunto: todos pelo menos já ouvimos falar nos famosos “Dez Mandamentos”. Gostaria aqui de lembrar o primeiro deles. Diz assim:

“Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim.” ¹

A primeira impressão que se pode ter ao ler esse mandamento é de um Deus ciumento que tem medo de ser passado para trás. Mas, na verdade, o que ele diz é o seguinte: “Eu já sou o seu Deus e já provei isso, libertando você da escravidão: você não precisa de outro”.

Voltando ao assunto, Deus não quer que você ponha a mão em cumbuca, nem figuradamente. Como fez aquele moço rico que foi perguntar a Jesus como alcançar a vida eterna. Depois de uma pequena sondagem, ficou claro que ele estava com a mão na cumbuca, e dentro dela estava algo que hoje seria um gordo extrato bancário. “Macaco, largue as bananas”, era o que Jesus poderia ter dito a ele, mas o moço não era brasileiro de hoje para entender esse ditado, e muito menos macaco. Por isso Jesus foi direto e disse:

“Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me.” ²

Mas o moço não foi capaz de abrir a mão, e a história termina dizendo que ele foi embora triste. Quis manter o controle e não percebeu que não controlava nada: estava sendo controlado – pela conta bancária.

É por isso que o Deus verdadeiro, nosso Criador, nos chama para si, com exclusão de qualquer outro – inclusive da conta bancária, da carreira, do hobby, enfim, você sabe do quê.

“Onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade,” ³

afirmou o Apóstolo Paulo, que falava por experiência.

Abra a mão e tire-a da cumbuca, que tudo aquilo que você anda segurando e achando tão importante não passa de um deus-banana. Faz tempo que Deus está esperando por você, o único capaz de dar liberdade e vida eterna.

Referências da Bíblia: ¹ Êxodo 20.1,2; ² Marcos 10.21; ³ II Coríntios 3.17

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s