Conheça os personagens da minissérie Rei Davi – Rede Record

Abiatar

Elder Gattely

Filho de Aimeleque. Rapaz de aparência frágil, um pouco rebelde e incrédulo, muito questionador dos desígnios de Deus. É o único sobrevivente da chacina que acontece na Escola dos Profetas, ordenada por Saul. Após a morte do seu pai, passa por muitas dificuldades para fugir e conseguir chegar com vida ao acampamento de Davi. Atribui sua sobrevivência a um milagre. A partir daí, sua relação com Deus muda drasticamente, passando a ser um homem devoto e fiel. Vai receber uma importante missão do rei Davi: proteger a Arca da Aliança.

Abigail

Janaína Ávila

Abigail (Janaína Ávila) é mais uma das esposas de Davi (Leonardo Brício), junto com Mical (Maria Ribeiro), Maaca (Thaiz Vaz) e Bate-Seba (Renata Dominguez). Ela será a única das mulheres que ficará amiga de Bate-Seba e a ajudará em momentos difíceis como no nascimento de seu filho com o rei

Abner

Iran Malfitano

General do exército do rei Saul. Não gosta de Davi. Trama contra ele. Acaba se envolvendo com Rispa, con-cubina de Saul, causando muita confusão. É amigo de Jonatas, mas não concorda que Davi seja o sucessor do trono de Israel. Líder nato, grande estrategista, envolvente. Consegue tudo o que quer de forma mansa. Não é confiável. Tem uma queda por bebida e mulheres. Segue à risca as leis de Israel, mas falha ao se envolver com Rispa.

Absalão

Léo Rosa

Filho de Davi (Leonardo Brício), Absalão (Léo Rosa) tem ciúmes da relação do pai com seu meio-irmão Amnon (Roger Gobeth) e faz de tudo para impressioná-lo. Ao contrário de Amnon, é responsável, interessado e prestativo. Soldado medíocre, inseguro, não gosta de se arriscar nas batalhas. É muito apegado à irmã Tamar (Julia Fajardo). Não perdoa o pai por não ter ordenado a morte de Amnon após o estupro de sua irmã. Revoltado, manda matar o irmão e foge. Volta anos depois para usurpar o trono de seu pai.

Adriel

Romulo Estrela

Soldado habilidoso, fiel a Saul. Não gosta de Davi, porque sabe que ele tem uma queda por Merabe. Casa-se com ela e ajuda o rei Saul a tramar contra Davi. Morre na batalha contra os filisteus defendendo Saul.

Agague

Raymundo de Souza

Rei dos amalequitas, grande inimigo de Israel. Sua vida é poupada pelo rei Saul contra a ordem expressa de Deus, dada pelo profeta Samuel. É morto por Samuel.

Aimeleque

Yunes Chami

Mestre da Escola de Profetas e sumo-sacerdote, Aimeleque (Yunes Chami) é amigo de Samuel (Isaac Bardavid). Homem paciente, principalmente com seu filho, Abiatar (Elder Gattely), que bebe além da conta e deixa os afazeres diários em segundo plano. Generoso e humilde, sua dignidade é admirada pelos aprendizes. Dá guarida a Davi (Leonardo Brício) e o ajuda com provisões durante sua fuga. Com muita coragem enfrenta o rei Saul (Gracindo Jr.) e não revela o paradeiro de Davi, mesmo sabendo que foi enganado por ele e que essa atitude vai lhe custar a vida.

Ainoã

Marly Bueno

Esposa de Saul, Ainoã é uma mulher insolente, atrevida, desrespeitosa, megera. É um tormento para a nora Selima, de quem exige um neto. Mãe superprotetora, vigia a vida das filhas e acha que as tem sob controle, quando é justamente o contrário. Morre de ciúme de Rispa, concubina predileta de seu marido.

Aitofel

Paulo Figueiredo

Pai de Eliã, sogro de Laís e avô de Bate Seba.
É um dos anciãos que defendem Davi e o coroam rei de Israel. Vira o seu conselheiro mais importante depois que o rei assume o trono em Jerusalém. Sua palavra é considerada profética. Homem de grande sabedoria, perspicaz, astuto. Vai confrontar Davi pela morte do filho Eliã e jura se vingar em segredo. Arma uma revolta silenciosa e envenena Absalão contra o próprio pai. Comete suicídio antes da derrocada de Absalão.

Allat

Cibele Larrama

Allat (Cibele Larrama) é médium e foi trazida da Babilônia por Doegue (Roney Villela), que a tomou como esposa. Ela oferece secretamente cultos à deusa Ishtar pois sabe que é uma prática proibida pelas leis de Israel. Descoberta em um ritual pelo rei Saul (Gracindo Jr.), é severamente castigada por ele. Seus caminhos voltarão a se cruzar no futuro, quando o rei precisar de seus serviços como feiticeira

Amnon

Roger Gobeth

Filho primogênito de Davi (Leonardo Brício), Amnon (Roger Gobeth) é beberrão e inconsequente. Adora esbanjar com as mulheres e não demonstra nenhuma fé em Deus. É um sedutor, bom de lábia e sabe como cativar o pai. Apesar de ser o filho predileto e o sucessor do trono de Israel, não se ocupa dos interesses do reino. Aprende a lutar com o rei e é muito hábil com a espada. Vai estuprar Tamar (Julia Fajardo), sua meia-irmã, e provocar a fúria de seu irmão Absalão. É expulso do palácio por Davi. Seu irmão Absalão (Leo Rosa) dá ordens para matá-lo.

Bate-Seba

Renata Domínguez

O grande amor do nosso herói Davi. Vive com ele uma paixão proibida e arrebatadora. Belíssima, encantadora e misteriosa, Bate-Seba é casada com Urias, soldado de Davi, quando começa a ser cortejada pelo rei. Resiste a princípio, mas acaba cedendo e comete adultério, que terá consequências devastadoras. Os dois se apaixonam perdidamente. Depois da morte de seu marido, casa-se com Davi. Vai sofrer com a morte do primeiro filho do casal, mas é abençoada com o nascimento de Salomão, que será o futuro rei de Israel. Filha de Laís e Eliã e neta de Aitofel. É serena, paciente, sábia, mas tem uma personalidade forte. Vai ser muito odiada pelas outras esposas de Davi.

Davi

Leonardo Brício

“Um homem segundo o coração de Deus.” Filho de Jessé e Edna, caçula de sete irmãos, pastor de ovelhas. Davi é escolhido por Deus para ser o rei de Israel, atraindo a fúria e a inveja do rei Saul. Torna-se um guerreiro forte, valente e destemido. Também é um artista. Toca harpa e canta lindamente, além de compor salmos de adoração a Deus. É generoso, sensível, humilde, homem de uma fé inabalável. Vai se transformar em um rei sábio, justo, poderoso, adorado pelo seu povo. Mas uma paixão proibida irá marcar sua vida para sempre de forma trágica.

Doegue

Roney Villela

Soldado de Saul (Gracindo Jr.), Doegue (Roney Villela) é um homem de aparência sinistra, furtivo, cruel e sem escrúpulos. Grande rastreador. Lidera as caçadas a Davi (Leonardo Bricio) quando este foge de Saul. É casado com uma mulher vinda da Babilônia, Allat (Cibele Larrama), feiticeira, que foi expulsa do acampamento. É o responsável pela chacina de vários sacerdotes, entre eles, Aimeleque (Yunes Chami). Sofre do mal de lepra e vira um pária por isso.

Edna

Ângela Leal

Mulher de Jessé, Edna é mãe de Davi e de mais sete filhos. Mulher sábia, de grande fé, trabalhadora e esforçada. Ensina Davi a tocar harpa e a cantar lindos hinos de louvor a Deus. Sabe do talento e do valor de Davi e não o subestima como o pai e os irmãos. Davi é o seu preferido ao contrário do resto da família.

Eliã

Eduardo Semerjian

Filho de Aitofel (Paulo Figueiredo), marido de Laís (Sônia Lima) e pai de Bate-Seba (Renata Domínguez), Eliã (Eduardo Semerjian) trata o genro Urias (Alexandre Barillari) como seu próprio filho. Está entre os trinta guerreiros mais valentes de Davi (Leonardo Bricio). Gosta da mulher, Laís, e faz tudo para agradá-la. É o orgulho do pai Aitofel

Eliabe

Rodrigo Phavanello

Irmão mais velho de Davi, Eliabe é o primogênito de Jessé e o seu filho mais amado. Alto, bonito, faz parte do exército do rei Saul. Na verdade, é um guerreiro medíocre que adora contar vantagens. Não acredita que Davi tenha matado um urso e um leão para salvar as ovelhas do pai. Acha que Davi inventa histórias e que nunca teria coragem para isso. Fica surpreso quando vê o irmão derrotando o gigante Golias. É interesseiro e ambicioso. Acha que vai ser o rei ungido por Samuel, mas quando vê que Davi é o escolhido, morre de inveja do irmão

Esbaal

Daniel Andrade

Filho de Saul e Ainoã, Esbaal é irmão mais novo de Jonatas, Merabe e Mical. É um soldado medíocre, um homem frágil e influenciável. Quando Saul morre, Abner o usa para manobra política e o coroa como rei para evitar que Davi assuma o trono de Israel. Abner é quem assume o poder de fato e o usa como marionete em suas mãos.

Husai

Gabriel Gracindo

Inteligente, sensível e corajoso, Husai (Gabriel Gracindo) é um jovem sacerdote de Jerusalém, aprendiz de Natã (Thelmo Fernandes) e amigo de Davi (Leonardo Brício). Conhece Tamar (Julia Fajardo) desde criança. Husai se aproxima da moça depois que ela é violentada pelo próprio irmão, sem saber de seu amor por ele. Acaba se apaixonando por ela. É justamente o amor de Husai que liberta Tamar de sua dor. Mas esse é um romance proibido, pois como sacerdote ele não pode se casar com uma moça que não seja pura.

Itai

Daniel Bouzas

Filisteu. Ferreiro experiente, responsável por confeccionar as armas para as guerras. Torna-se amigo de Davi quando ele estiver morando na cidade de Ziclague. Será ameaçado de morte por Aquis, rei dos filisteus, por ter ensinado aos israelitas a arte da metalurgia e de fazer armas. É ajudado por Davi e passa a viver em Jerusalém como refugiado. Abandona o culto a deuses pagãos e converte-se ao Deus de Israel. Durante a revolta de Absalão, defende Davi e luta ao seu lado.

Jessé

Clemente Viscaino

Marido de Edna. Jessé é pai de Davi e de mais sete filhos. Jessé é um homem pobre, simples, rude. Mora em Belém, no campo, com sua família. Tem preferência pelos filhos mais velhos, que são soldados de Saul. Não dá atenção a Davi, a quem julga um garoto sem grande potencial para virar um guerreiro. Por isso dá a ele a função de cuidar de suas ovelhas, uma tarefa indigna na época.

Joabe

João Vitti

Sobrinho de Davi e viúvo, Joabe é pai de Raquel. Homem correto, de caráter, mas muito impulsivo. Faz as maiores loucuras sem pensar. Torna-se o braço direito de Davi e o comandante de seu exército. É muito respeitado por seus soldados. Guerreiro destemido, sanguinário, grande estrategista.

Jonatas

Claudio Fontana

Filho de Saul e Ainoã, Jonatas é irmão de Merabe, Mical e Esbaal. É um dos principais guerreiros e o braço direito de seu pai, por quem tem adoração. Torna-se um grande amigo e mentor de Davi. Essa amizade vai estremecer sua relação com o pai, quando o rei Saul passar a perseguir Davi como inimigo. É casado com Selima e é apaixonado por ela. O casal sofre por não poder ter filhos. Quando Selima finalmente engravida, ela morre no parto ao dar à luz o menino Mefibosete. Jonatas rejeita o filho a princípio e o culpa pela morte da esposa. Depois de um tempo, porém, ele passa a aceitar a criança e amá-la. Homem equilibrado, honesto, idealista, temperamento calmo, leal e amoroso.

Josias

Oberdan Júnior

Servo fiel de Davi. Trabalha no palácio preparando a mesa, servindo suas refeições, cuidando de suas roupas, etc. É o elo entre Davi e Bate Seba nos primeiros encontros do casal.

Laís

Sônia Lima

Esposa de Eliã, mãe de Bate Seba. Mulher muito bonita e elegante, mas com um semblante severo. Nunca amou seu marido, é acomodada no casamento. Tem um discurso hipócrita e moralista. Culpa a filha pela morte de Urias e Eliã. Corta relações com Bate Seba a princípio, mas depois se torna sua amiga e a livra de ser apedrejada pelo avô.

Maaca

Thais Vaz

Maaca (Thais Vaz) é uma das esposas de Davi (Leonardo Brício). Bonita e elegante, é mãe de Absalão e Tamar, dois dos filhos do rei que protagonizarão uma tragédia familiar.

Mefibosete

Vitor Hugo

Filho de Selima e Jonatas, neto de Saul e Ainoã. Sente-se culpado pela morte da mãe, que morre depois de lhe dar à luz. É rejeitado pelo pai por muito tempo, mas aos poucos vai conquistando sua afeição. É cuidado por Tirsa, serva de Selima, que o trata como filho depois da morte da mãe e da rejeição do pai. Quando Jonatas morre, cai do colo de Tirsa quando ela foge do acampamento dos israelitas para não serem mortos pelos inimigos de seu avô. A queda provoca ferimento grave em suas pernas. Sem tratamento, fica aleijado das duas pernas e tem extrema dificuldade para andar. Muitas vezes tem que se arrastar para se locomover. Passa fome com sua serva e não tem onde morar. Tem que mendigar para conseguir se sustentar. É complexado, tímido, não se sente digno do amor de ninguém. Envolve-se com uma prostituta e tem um filho com ela, Mica. Sofre nova rejeição, quando a moça foge com outro homem e deixa o filho para ele criar. Sua sorte muda quando o rei Davi lhe acolhe e o recebe para morar no palácio, devolvendo a ele todas as posses e terras de seu avô Saul. Fica rico da noite para o dia. Vai se apaixonar por Raquel, moça do palácio, linda, e custa acreditar que pode ser correspondido. Mefibosete será vítima das mentiras de seu servo Ziba, que engana Mefibosete e mente a Davi que ele é aliado de Absalão

Merabe

Camila Rodrigues

Filha mais velha de Saul (Gracindo Jr.), Merabe (Camila Rodrigues) é belíssima, vaidosa, espontânea e carismática. Adora fazer charme e seduzir os soldados do exército de seu pai. É bem liberal para a época. Envolve-se com Adriel (Rômulo Estrela), mas é prometida para Davi (Leonardo Brício) em casamento como prêmio por ele ter derrotado Golias.

Mical

Maria Ribeiro

Filha de Saul e primeira esposa de Davi, Mical é muito bonita. É obcecada por ele. Falsa, dissimulada e manipuladora. Tem inveja da irmã Merabe e sente prazer em causar intrigas. Ajuda Davi a fugir da ira do pai e aguarda o dia em que ele virá buscá-la. Como isso não acontece, sente-se abandonada por Davi. É obrigada por Saul a se casar com Paltiel, um homem a quem despreza. Tempos depois, Davi manda tirá-la do marido para morar com ele, mas Mical se revolta porque sabe que Davi só a quer por causa de interesses políticos. Vai ser o tormento de Bate-Seba. É idólatra, adora deuses pagãos, o que provoca a fúria de Davi. Não se conforma por não poder gerar filhos.

Natã

Thelmo Fernandes

Discípulo do profeta Samuel. Homem estudioso, decidido e de vasta cultura. Recebe a missão de cuidar de Davi após a morte de Samuel. Vai se tornar o grande conselheiro e amigo de Davi durante o seu reinado, sempre ajudando o rei nos momentos mais difíceis, como no dia em que ele perde seu filho da relação adúltera com Bate Seba. É usado por Deus tanto para repreender como para confortar Davi. Homem sincero, duro, firme, mas também amoroso.

Paltiel

André Segatti

Soldado experiente, ágil, corajoso e exímio flecheiro. Sempre foi apaixonado por Mical e inveja a proximidade de Davi com o rei. Não se conforma quando Davi se casa com a mulher de sua vida. É um dos que incita o rei Saul contra ele. Quando Davi foge, casa-se finalmente com Mical e tenta conquistá-la, mas em vão. O bravo guerreiro, a sós com sua amada, se torna um cordeirinho amedrontado. Mical faz do marido o que bem entende. Mesmo quando é devolvida a Davi, ela ainda o manipula. Vai se aliar a Absalão e Aitofel na rebelião para destruir Davi.

Raquel

Cacau Melo

Filha de Joabe. Espevitada, moleca, divertida, não tem papa na língua. Tem espírito aventureiro. Gostaria de ter nascido homem para guerrear como os soldados do pai. Aprende a lutar escondida com Jonadabe e não gosta de fazer serviços domésticos. É brava, durona, folgada, mas generosa. É a melhor amiga de Tamar, filha de Davi. Vai se apaixonar por Mefibosete.

Rei Aquis

Felipe Kannenberg

Rei dos filisteus, Aquis (Felipe Kannenberg) é o grande inimigo dos israelitas. Sempre absorto no grande desafio a que se propôs: derrotar Israel. Excelente estrategista, dá abrigo a Davi (Leonardo Bricio), pensando que ele traiu o seu povo. Se afeiçoa a ele. Sente-se traído quando descobre que Davi torna-se o rei de Israel e promete vingança

Rispa

Raquel Nunes

Concubina de Saul, irmã de Ziba, antiga serva de Ainoã. Moça bonita, com jeito de menina ingênua, mas muito sensual. Apesar de não ser a esposa oficial, tem mais privilégios junto ao rei do que Ainoã. É amiga de Tirsa, generosa e solícita. Se apaixona por Abner, general de Saul, e vai sofrer muito por isso.

Samuel

Isaac Bardavid

Profeta designado por Deus para ungir o rei de Israel, Samuel (Isaac Bardavid) é sábio, conselheiro, homem de muita fé que compreende bem a alma humana. É observador, justo, mas tem um temperamento forte. Fica irado quando as ordens de Deus não são cumpridas. Depois que Saul (Gracindo Jr.) é rejeitado por Deus, unge Davi (Leandro Léo) como futuro rei de Israel.

Saul

Gracindo Jr.

É casado com Ainoã e é pai de Jonatas, Esbaal, Mical e Merabe. Saul começa a história já com 30 anos de reinado, próximo dos 50 anos. Conduz os homens israelitas com brilhantismo. Guerreiro corajoso lidera seus soldados com mão firme. Com o passar do tempo, torna-se um homem arrogante e auto-suficiente, mas no íntimo é fraco e vulnerável. Começa a desobedecer as ordens de Deus e a falhar gravemente. Depois que Deus o rejeita como rei, passa a ser atormentado por um espírito maligno. Somente a música de Davi lhe traz paz. Ama Davi como filho, mas se transforma em seu maior inimigo ao descobrir que ele é o novo ungido de Deus.

Selima

Bianca Castanho

Esposa de Jonatas (Claudio Fontana), filho do rei Saul (Gracindo Jr), Selima (Bianca Castanho) é meiga, sincera, dedicada e apaixonada pelo marido. É constantemente humilhada pela sogra Ainoã (Marly Bueno), que lhe cobra netos e não gosta do fato dela ser estrangeira, já que outros povos são conhecidos por adorar outros deuses. Ela não acredita que Selima abandonou a antiga fé. Estéril, não pode ter filhos, o que lhe causa muito sofrimento. Mulher de muita fé, clama a Deus por um milagre.

Tamar

Julia Fajardo

Filha de Davi (Leonardo Brício) e irmã de Absalão (Léo Rosa), Tamar (Julia Fajardo) é uma garota doce e sensível. Inteligente, carinhosa, romântica. Nutre uma paixão secreta pelo sacerdote Husai (Gabriel Gracindo) desde criança, mas não é correspondida à princípio. É cercada de mimos pelos irmãos e pelas esposas de Davi, já que é a única filha mulher do rei. Mas nem por isso vira uma menina cheia de vontades. Sente falta da atenção do pai, que gasta mais tempo com os filhos homens. Adora preparar a comida de seus irmãos e de seu pai. Melhor amiga de Raquel (Cacau Mello), filha de Joabe (João Vitti). Será estuprada pelo meio-irmão Amnon (Roger Gobeth) e cai em depressão depois disso. Somente o amor de Husai conseguirá salvá-la de seu tormento.

Tirsa

Roberta Gualda

Serva fiel de Selima. Sofre quando se vê incapaz de salvar a vida de sua patroa Selima, que morre ao dar à luz a Mefibosete. Ela cria o menino como filho, mas o derruba do colo fugindo dos filisteus que acabaram de matar seu pai Jonatas. Mefibosete se torna aleijado das duas pernas. Não é fácil para Tirsa sobreviver criando o menino que depende completamente dela para tudo. Quando Davi acolhe Mefibosete, ela também vai viver no palácio e sua vida muda drasticamente. Tem um relacionamento tumultuado com Ziba.

Urias

Alexandre Barilari

Marido de Bate-Seba. Assim como o sogro Eliã, é um dos trinta guerreiros mais valentes de Davi. Homem de guerra, destemido, leal e religioso. É capaz de entregar a vida para salvar o rei. Não dá muita atenção para a mulher e a trata sem romantismo. Parece não se incomodar com um casamento morno, sem paixão. Davi o manda para a linha de frente da batalha contra os amonitas para ficar com Bate-Seba.

Ziba

Thierry Figueira

Servo de Saul, irmão de Rispa. Homem de comportamento dúbio, age ora com generosidade, ora com interesse. Ora é sincero, ora é falso. Gosta de Tirsa, mas se nega a ajudá-la a cuidar de Mefibosete quando ela mais precisa. Tempos depois, Davi ordena que Ziba cultive as terras de Saul para Mefibosete. Desta forma, Ziba se torna servo do homem que mais despreza e acaba armando contra ele de forma traiçoeira. Ao convencer Davi que Mefibosete está com Absalão, Ziba toma suas terras, mas depois acaba se dando mal.

14 pensamentos sobre “Conheça os personagens da minissérie Rei Davi – Rede Record

  1. Gostei da publicação, no entanto, falta um personagem que sem dúvida muitos sentirão.
    Golias. Atalaia Nunes.

    Aguardo uma postagem falando sobre o mesmo…Abração e parabéns pelo blog.

    Jsouza.

  2. Boa tarde.
    Venho parabenizar a Recor pela minissérie,pelo elenco maravilhoso.Vocês poderiam fazer outras como essa.Exemplo : Ester, Rute,Neemias e poderiam fazer até mesmo o inicio.Como começou? dê quem somos descendentes?, Adão e Eva ou do macaco como a ciência relata, tenta passar para a população, uma mentira.
    Gostei tanto, que saio mais cedo do trabalho para não perde a hora.

    Rosangela Duarte.

  3. Sinto muito em relatar, mas os trajes dos personagens estão muito modernos por serem personagens bíblicos, ou seja, muito tempo atrás,e ainda mais personagens que foram tementes ao Senhor e ainda havia pudor.Ja fui ator e sei do que estou falando.A não ser que foi proposital.
    Se alguém não concorda fica para si a sua opinião,pois relatei nao pra discutir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s