Socorro….meu produto está igual ao do meu concorrente!!!

Inovação e Estratégias Empresariais – Agnaldo Gerson Castanharo

Design uma força competitiva independente da estratégia de posicionamento

O objetivo deste post não é falar sobre as estratégias de posicionamento defendidas por Michael Porter, que são a liderança por custos, diferenciação ou foco. Mas sim a atividade de gestão do design que, no meu entendimento, é uma das ferramentas que promovem a inovação e independe do porte da empresa. Entender como o design é importante e impacta no sucesso das empresas é fundamental.

Nesta semana, conversei com um grupo de consumidores que comentava a dificuldade em reconhecer a diferença entre diversos produtos, empresas e marcas. Ou seja, os consumidores não sabem de quem comprar determinados produtos porque as características técnicas são muito semelhantes, ou a diferença tecnológica existente entre produtos é muito pequena. Têm ainda os que não conseguem identificar quais são as vantagens de uns e de outros.

Tenho certeza que essa dúvida não é exclusividade dessas pessoas.

O que me fez refletir é que muitas empresas não aplicam, ou aplicam com alguma deficiência, o design como diferenciação, da sua empresa, da sua marca, do seu produto. Algumas empresas simplesmente copiam o que outras fazem, outras fazem a mesma coisa há muito tempo, e poucas conseguem se diferenciar no mercado.

Quando observo que as empresas não modernizam suas logomarcas, suas embalagens, vitrines, gôndolas, não inovam em seus produtos, me parece óbvio que vão perdendo a oportunidade de serem vistas pelos consumidores de forma diferente.

Um cliente, por exemplo, me perguntou se, numa empresa com dois a três funcionários, se aplica a gestão de design. Resolvi, antes de respondê-lo, fazer algumas perguntas e as reproduzo nesse espaço, para que você leitor possa refletir também sobre o assunto.

1. A sua empresa comercializa produtos e/ou serviços?

2. As suas vendas estão estacionadas ou em queda?

3. Você tentou identificar as causas que estão fazendo com que suas vendas estejam estacionadas ou em queda?

4. Você tem uma marca?

5. Qual foi a última vez que revitalizou essa marca?

6. Como ela (a marca) te ajuda na diferenciação no mercado?

7. O seu produto necessita de embalagem?

8. Qual foi a última alteração que fez na embalagem?

9. Você desenvolve, cria produtos e serviços?

10. Você, ao desenvolver ou criar um produto, leva em consideração os aspectos visuais, de funcionalidades e uso do produto?

11. Os seus produtos e serviços são comercializados em mercado específicos ou abrangentes?

12. Como a sua empresa se comunica com o mercado? Utiliza cartão de visitas, folders, filipetas? Como são criados?

Essas e outras perguntas poderão ser feitas, tanto ao produtor rural, ao empreendedor individual, ao comércio, à indústria, como aos empresários de serviços e poderemos facilmente concluir que essas atividades independem do porte da empresa.

Independem do estilo do empreendedor, se ele é meramente um empreendedor de sobrevivência ou um empreendedor de oportunidades. Em ambos os casos, terão que gerir também as questões relacionadas ao design, seja para sobreviver ou para potencializar os seus ganhos com a diferenciação.

A pergunta que se faz é como uma empresa do Empreendedor Individual ou com dois ou três funcionários podem fazer essas coisas? Como podem pagar por isso?

A resposta para essa questão tem duas faces, uma no empreendedor e outra nas instituições de apoio aos empresários.

O empreendedor tem que manter as características que o fazem ter sucesso, ou seja:

Buscar informações e rede de contatos – O empreendedor não é uma ilha. Ele deve buscar informações sobre quem pode ajudá-lo, seja no SEBRAE, na sua federação, no seu sindicato, na sua associação de classe ou comercial, no banco do qual ele é cliente, de outros empresários concorrentes ou não, junto aos amigos quem sabe. Leia reportagens e revistas sobre o tema e sobre a sua atividade.

Planejamento e monitoramento sistemático – Se você planeja a sua ação, você poderá saber o que fazer como fazer, qual a qualidade desejada, quando fazer, quanto custará, quem poderá te ajudar a fazer. Você poderá estabelecer as etapas, cronogramas e indicadores de acompanhamento das atividades planejadas. Saber quais são os riscos envolvidos e pensar em estratégias para diminuí-lo cada vez mais.

Persistir e ser autoconfiante – Pode ser que na busca das informações, surjam algumas dificuldades, e empreendedor não deve desistir, mesmo que isso leve e demande mais tempo do que ele imaginava. Deve readequar seus planos e continuar em frente.

Do lado das instituições de apoio e fomento, observamos a existência de inúmeras iniciativas, como por exemplo, o SEBRAE com o SEBRAETEC que tem parceria com várias instituições tanto de apoio financeiro como instituições prestadoras de serviços sobre design e outros. O BNDES com o cartão de crédito da micro e pequena empresa que facilita o financiamento destas ações.

Parece ser tão simples, mas não é. A rotina do dia, muitas vezes nos tira do foco das coisas importantes e nos transformam em “bombeiros”, apagando “incêndios” a todo instante e acabamos por não observar as causas do “incêndio”.

Do lado do consumidor, faça o primeiro comentário: quem nunca teve dificuldades ou dúvidas em comprar um carro, um telefone celular, um notebook, um tênis, um sapato, contratar um encanador, um pedreiro, eletricista, dentre outros?

Do lado das micro e pequenas empresas, faça o primeiro comentário quem nunca pensou: “socorro… meu produto está igual ao do meu concorrente”!!!

*Agnaldo Gerson Castanharo é gerente da Unidade de Inovação e Competitividade (UIC) do Sebrae/PR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s