Navios são feitos para flutuar. Portanto, quanto mais leves forem, melhor.

Lastro

Navios são feitos para flutuar. Portanto, quanto mais leves forem, melhor. Parece então um contrassenso carregar neles materiais propositadamente pesados e, pior, sem valor comercial. Se ainda fosse alguma carga valiosa, mas não é… Aquilo que se chama de lastro precisa ser tão pesado (para ocupar pouco espaço) e barato possível. Esse lastro é necessário principalmente quando o navio viaja vazio, sem carga. Por quê?

Pois é, o navio precisa ser leve para poder levar bastante carga – que é o que realmente interessa – sem afundar. Mas se ele não tiver carga nenhuma, como às vezes acontece, ele poderia tombar (ou, como diz o pessoal do ramo: adernar) com o balanço das ondas porque ficaria numa posição excessivamente alta para fora da água, perdendo sustentação. Há necessidade de equilíbrio entre a leveza para flutuar e o peso para manter-se estável. O lastro, embora não tenha quase nenhum valor por si só, assegura isso.

Você viaja muito de navio? Eu também não, por isso talvez o assunto nem interesse tanto, mas existe uma palavra (pouco usada) que traduz para nossa situação essa ideia de ficar em posição mais alta do que convém: altivez – e ela me remete à seguinte citação da Bíblia:

“O espírito altivo [vem] antes da queda.”¹

Quando zarpamos do estaleiro da nossa vida, é bom irmos em busca daquela carga valiosa chamada sabedoria, que nos dará estabilidade suficiente para navegar com segurança e fazer a vida valer a pena. Entretanto, podemos demorar algum tempo para adquiri-la. Enquanto isso, para não corrermos o perigo de adernar e naufragar, é bom levar algum lastro. Essa coisa pesada e pouco atraente tem um nome e nos é oferecida da seguinte maneira:

“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.”²

Humildade puxa para baixo e nos impede de dançarmos perigosamente na superfície. Ao mesmo tempo, quando focada em Deus, abre o caminho para o que é verdadeiramente valioso, porque

“o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.”³

Jesus descreveu esse processo da seguinte maneira:

“Aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”4

Assim, lastreados em Deus, navegaremos seguros e tranquilos. Deve ter sido por isso que o apóstolo Pedro, prosseguindo com o que citei dele acima sobre humilhação e exaltação, pode prosseguir dizendo:

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.”5

Desejo-lhe uma bem lastreada, boa, tranquila e segura navegação nesta semana!

Referências da Bíblia: ¹Provérbios 16.18; ²1 Pedro 5.5-6; ³Provérbios 9.10; 4Mateus 23.12; 51 Pedro 5.7

Colaboração Roland e M<a href="mailto:miguel.herrera

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s