Twitter será usado para divulgar lista dos ‘fichas-sujas’

Iniciativa da Procuradoria Eleitoral do Rio pode se espalhar pelo país; Lula sancionou projeto que barra candidatos condenados

A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio lançou uma iniciativa que pode em breve se espalhar pelo país. Os procuradores fluminenses vão utilizar o Twitter, rede social de microblogs na internet, para divulgar a lista de candidatos com processo na Justiça , os chamados "fichas-sujas". Também serão publicadas informações sobre candidaturas indeferidas e orientações de como denunciar irregularidades na campanha.

O objetivo é atingir o eleitorado jovem, que frequenta as redes sociais. A procuradora eleitoral Silvana Batini disse ao jornal O Globo que a iniciativa vai ajudar na escolha de bons candidatos.

O presidente Lula sancionou na sexta-feira, sem vetos, a lei Ficha Limpa, que impede a candidatura que quem tenha sido condenado em segunda instância. A implementação da lei dependerá de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda não está claro se a lei vale para as eleições deste ano e se atinge políticos que já tenham condenação em segundo instância. l

5 milhões de tweets citam candidatos em 7 dias

Os presidenciáveis José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) tiveram menções em 5 milhões de perfis no microblog Twitter no período de 25 de maio a 31 de maio, segundo pesquisa feita pela empresa E.LIfe.

O número não se refere ao total de seguidores, uma vez que Serra é acompanhado por 246.238 perfis, Dilma por 75.787, e Marina, por 57.530.

Na pesquisa, Dilma teve 1.747.000 menções, Marina foi assunto de 1.630.000 posts, e Serra, por 1.580.000.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s