Homens são melhores na leitura de mapas

Homens são melhores na leitura de mapas
e mulheres, na lembrança das rotas

Elas levam vantagem porque tendem a lembrar mais datas importantes do que os parceiros

Mulheres são no trajeto porque costumavam coletar alimentos e
precisavam recordar onde eles estavam para não deixar a família com fome

Um estudo mostra que os homens são melhores do que as mulheres para encontrar novos lugares nos mapas, mas elas são superiores ao lembrar, no futuro, os caminhos já percorridos.

Os pesquisadores explicam que a vantagem feminina existe porque elas tendem a lembrar mais das datas importantes do que seus parceiros.

Tudo isso tem a ver com o papel desempenhado socialmente por cada um deles em sociedades antigas, revelou o jornal inglês Telegraph.

Enquanto os homens eram melhores em caçar animais que se deslocavam de maneira aleatória, as mulheres se lembravam com mais facilidade de lugares onde colhiam frutas e nozes.

As diferenças, segundo estudiosos, surgiram no período Pleistoceno, que começou há 2 milhões de anos e terminou há mais ou menos 12 mil anos.

A análise, publicada na revista científica Evolução e Comportamento Humano, se baseou em um experimento que fez homens e mulheres de uma aldeia do México colherem cogumelos. Eles usaram GPS e tiveram a frequência cardíaca monitorada.

Os pesquisadores descobriram que enquanto os dois voltaram com a mesma quantidade de comida, os homens usaram 70% mais energia em coletá-la do que as mulheres.

Luís Pacheco-Cobos, que liderou a pesquisa da Universidade Nacional Autônoma do México, comentou a conclusão do trabalho.

– Esses resultados mostram que as mulheres têm melhor desempenho e adotam mais facilmente estratégias de busca adequadas para um estilo de vida de coleta do que os homens.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s