Motos serão proibidas de circular em ruas da São Paulo

Medida será adotada pela prefeitura após abertura de novas pistas na Marginal e de faixa exclusiva para motos na avenida da Liberdade Mortes no trânsito caem; pedestres ainda são exceção

Dados sobre as mortes no trânsito da cidade em 2009 divulgados ontem pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram que o número de pedestres que morreram nas vias da capital foi o único que não registrou queda em relação ao ano anterior.

Em geral, os casos de vítimas fatais de acidentes viários caíram 5,5% no período, passando de 1.463 para 1.382. O grupo que apresentou a maior redução percentual foi o dos ciclistas, com 12% menos mortes (veja abaixo).

Já a quantidade de pedestres que perderam a vida nas ruas se manteve estável: foram 670 ocorrências há dois anos e 671 no ano passado.

“Esse número, muito alto, talvez caísse com ações como o aumento do tempo de travessia para pedestres e a instalação de mais botões de travessia nos faróis”, diz o consultor de engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueira.

A circulação de motocicletas na pista expressa da Marginal Tietê e na avenida 23 de Maio será proibida pela prefeitura. As restrições ocorrerão a partir do término das obras de ampliação da Marginal e de construção da motofaixa na avenida da Liberdade, respectivamente.

A primeira está prevista para o fim de março. Já a faixa exclusiva para motos, que será paralela a um trecho da 23 de Maio, deve ser aberta no início do mês que vem.

Segundo afirmou ontem o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, em entrevista à rádio CBN, no caso da Marginal, as motocicletas poderão continuar circulando pelas pistas central e local.

“Ou seja, continuarão com o mesmo número de faixas, que são sete, mas deixarão de rodar pela pista expressa.” Ele explicou que a alteração nas duas vias tem por finalidade evitar acidentes, já que cerca de 70% dos incidentes na 23 de Maio envolvem motos. Na pista expressa da Marginal, os acidentes ocorrem com uma frequência oito vezes maior do que na local.

O trecho em que o trânsito de motos na 23 ficará proibido vai da altura do Detran ao vale do Anhangabaú. l Na 23 de Maio, restrição deve valer do Ibirapuera ao Anhangabaú

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s