Cresce 70% industria da multa em São Paulo

Recorde de punições registradas em 2009 coincide com aumento do número de radares.

A tecnologia esta ajudando os cofres públicos. Radares “inteligentes” estão sendo instalados por toda cidade.

As multas de trânsito bateram recorde na cidade no ano passado. Entre os 6,2 milhões de infrações, as aplicadas por excesso de velocidade subiram mais que a média: 70%. Nesse tipo de multa, foi flagrado 1,54 milhão de veículos, contra 902 mil em 2008.

O aumento foi motivado principalmente pela expansão da fiscalização eletrônica. O número de radares passou de 300 para 450 e eles hoje agregam mais funções.

Além da velocidade, há também os que fiscalizam avanço de semáforo vermelho, invasão de faixa de ônibus, rodízio conversão proibida e até identificam os veículos com documentação em atraso.

A prefeitura deve expandir ainda mais a quantidade dos equipamentos na capital, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. Nos próximos meses, mais de 120 novos radares irão para as ruas.

Em 2009, a CET arrecadou cerca de R$ 40 milhões por mês com multas. O valor é revertido para despesas da companhia e para manutenção e implantação de radares.

Infrações Das infrações mais comuns cometidas por carros e motos na capital, o excesso de velocidade foi a que mais cresceu no ano passado.

A liderança no ranking, no entanto, é o desrespeito ao rodízio. E o maior aumento percentual (1.414%) ocorreu em multas a caminhões e ônibus que não transitam na faixa da direita.l

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s