Pena Branca morre aos 70 anos em SP

Cantor fez sucesso ao lado do irmão Xavantinho

Do R7

Pena Branca (esq.) e Xavantinho em reprodução da capa de um dos discos ("Cio da Terra") da dupla

O cantor José Ramiro Sobrinho, conhecido como Pena Branca, morreu na noite desta segunda-feira (8), na zona norte de São Paulo, aos 70 anos.

Pena Branca fez dupla com Xavantinho (Ranulfo Ramiro da Silva) por mais de 30 anos, quando o irmão morreu, em outubro de 1999.

O velório e sepultamento serão no Cemitério Parque dos Pinheiros, também em São Paulo.

No começo da carreira, os irmãos tentaram a carreira como José e Ranulfo. Depois, mudaram para Peroba e Jatobá, Xavante e Xavantinho até se fixarem como Pena Branca e Xavantinho e se destacarem.

Pena Branca nasceu em 1939 na cidade de Igarapava (SP), cerca de 450 km da capital paulista.

O cantor passou mal em casa, no bairro do Jaçanã, na zona norte de São Paulo, e foi encaminhado às pressas pela mulher, Maria de Lourdes, e pela vizinha para o pronto-socorro do São Luiz Gonzaga (PS Jaçanã), onde faleceu às 18h10.

José Ramiro, que não teve filhos, passou um dia normal em casa e até tocou algumas músicas em sua viola, segundo um familiar que não quis se identificar.

Pena Branca iniciou a carreira solo em 1999 com a morte do irmão, Ranulfo Ramiro da Silva, que na época tinha 57 anos.

A dupla começou a cantar em 1962; e, em 1968, mudou-se para São Paulo para tentar a vida artística. Pena Branca e Xavantinho ganharam, em 1990, o Prêmio Sharp de melhor música ("Casa de Barro", de Xavantinho e Moniz) e melhor disco ("Cantado do Mundo Afora").

Em 1992, a dupla recebeu o prêmios Sharp e APCA. Os irmãos gravaram, em 1993, Violas e Canções (Velas), destacando-se Viola Quebrada (Mário de Andrade). Ainda naquele ano, os shows da dupla chegaram até os Estados Unidos. Lançaram ainda Ribeirão encheu (Velas), em 1995, com Luar do sertão (João Pernambuco e Catullo da Paixão Cearense), e Pingo d’água (Velas), em 1996, com Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira) e Flor do Cafezal (Luís Carlos Paraná).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s