Primeiro browser comercial está fazendo 15 anos; confira a história

image001

15 anos de história do navegador web

Neste dia 13 de outubro um dos principais responsáveis pelo sucesso da Internet que conhecemos hoje completa 15 anos. Nesta data, em 1994, foi lançado a primeira versão comercial de browser para web, o Netscape Navigator, que surgia em versão beta. Enquanto um time de pesquisadores, incluindo o inventor da World Wide Web Tim Berners-Lee, o grupo da National Center for Supercomputer Applications (NSCA) criavam navegadores para Unix entre 1991 e 1994, o Netscape Navigator conquistava seu lugar no mundo dos PCs. Ao permitir aos usuários ver textos e imagens postadas em web sites, o Netscape ajudou no desenvolvimento da internet, seguida, anos mais tarde, por uma guerra pelo melhor navegador, processos judiciais e várias inovações. Nas imagens a seguir, você conhecerá um pouco da história dos navegadores web.

image002

13 de outubro de 1994

A Mosaic Communications Corp., que mais tarde seria rebatizada Netscape Communications Corp. – apresenta a versão beta do seu navegador, chamado Mosaic Netscape 0.9. Ele era baseado no código do Mosaic, desenvolvido pela National Center for Supercomputer Applications (NSCA), e mais tarde seria chamado Netscape Navigator. A versão 1.0, liberada em 15 de dezembro daquele ano, foi a primeira de um navegador a conquistar uma grande parcela do mercado – chegou a ter 90% de market share antes de a Microsoft entrar no segmento. Em 2000, o Netscape tinha menos de 1% do mercado, segundo a Janco Associates.

image003

30 de abril de 1995

Seis meses após o surgimento do Netscape, o tráfego internet era o principal tipo de conteúdo que circulava na web. Nesta data, 21% de todo o tráfego do backbone da National Science Foundation correspondia a conteúdo acessado por meio de navegadores. O segundo tipo de conteúdo era o tráfego gerado por FTP (14%), segundo a livinginternet.com. Estes número mostram a rápida adoção do Navigator, com mais de 50 milhões de cópias distribuídas nos primeiros dois anos, de acordo com a Business Week.

image004

24 de agosto de 1995

A Microsoft lança o Internet Explorer 1.0 junto com o Windows 95. O IE foi construído a partir do licenciamento de software da Spyglass, que surgiu a partir da National Center for Supercomputer Applications (NSCA) e que era proprietária da tecnologia por trás do Mosaic. A Microsoft embarcou seu navegador junto com o sistema operacional e o entregava gratuitamente, uma estratégia e tanto. Em dois anos, o IE tomou o lugar do Netscape e passou a ser dono de 49% do mercado de navegadores (o Netscape detinha 46% de market share, segundo número da Janco Associates

image005

1º de janeiro de 1997

Com sede na Noruega, a Internet Opera Software apresentou seu primeiro navegador web para Windows, semelhante ao Opera 2.1. Desde então, o Opera tem sido um concorrente menor no mercado de navegadores web – atualmente tem 1,1% de participação, de acordo com a Janco Associates. O Opera 10 foi lançado em 1º de setembro de de 2009. A Opera Software afirma ter 40 milhões de usuários de seu browser máquinas com Windows, Mac ou Linux. A versão móvel, o Opera Mini, contabiliza cerca de 30 milhões de usuários, muitos deles em Blackberries.

image006

23 de fevereiro de 1998

A Netscape cria a Mozilla Organization, desenvolvedor de aplicativos em open source, para criar uma versão gratuita do seu navegador. Em fevereiro de 1998, o Netscape (então com 28% de market share) foi derrotado pela Microsoft e seu Internet Explorer – dono de 69% do mercado de navegadores, pondo fim à primeira guerra dos browsers. Um julho de 2003, a Mozilla Organization se tornou a Fundação Mozilla, uma empresa sem fins lucrativos. Em 2005 foi criada a Mozilla Corp., que lançaria o popular Firefox.

image007

24 de novembro de 1998

A AOL anuncia planos de comprar a Netscape por US$ 4,2 bilhões, em uma negociação envolvendo troca de ações que que acabou sendo concretizada por cerca de US$ 10 bilhões, quando foi fechada, em março de 1999. A negociação exigiu aprovação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A AOL não conseguiu ajudar o Netscape Navigator a ganhar mercado. Em dezembro de 2007 a AOL anunciou que não daria mais suporte aos navegadores Netscape.

image008

7 de janeiro de 2003

A Apple apresenta a versão beta do Safari, que se tornaria o navegador padrão para o sistema operacional para Macs ainda no final daquele ano. Em junho de 2007, a Apple apresentou uma versão do Safari para o Windows XP e Vista. O Safari também é o navegador padrão para o iPhone. Em junho de 2009 é lançado do Safari 4, oferecendo melhor desempenho, melhor integração com o Windows e uma série de outras funcionalidades. Mais de 11 milhões de cópias do Safari 4 foram baixadas nos primeiro três dias após o lançamento, segundo a Apple. O Safari é um navegador de nicho e que tem menos de 1% de market share, segundo a Janco Associates.

image009

9 de fevereiro de 2004

A Fundação Mozilla apresenta a versão beta do Firefox 0.8, que rapidamente se tornaria uma alternativa de melhor desempenho ao Internet Explorer. Em 2004, a Microsoft tinha mais de 87% de market share com o IE, de acordo com a Janco Associates. Mas, seis meses após o lançamento, o Firefox já era o browser preferido entre os técnicos, ganhando prêmios durante a Linuxworld Expo e recomendada pela Wired Magazine. O Firefox ganhou popularidade e tem 19,2% de market share atualmente.

image010

14 de janeiro de 2008

Pela primeira vez na história, ataques por meio de browser figuram no topo da lista das dez maiores cyber-ameaças, compilada pelo SANS Institute. O grupo que pesquisa segurança afirma que códigos maliciosos embutido em sites populares e verdadeiros estão explorando vulnerabilidades de componentes dos navagadores, como Flash e QuickTime. Este tipo de ataque tem se tornado mais sofisticado e comum, como o aumento dos ataques ao IE reportado pela Microsoft em dezembro de 2008.

image011

2 de setembro de 2008

O Google anuncia a versão beta de seu navegador open source, o Chrome, para ambiente Windows. O gigante de bustas apresentou uma versão para desenvolvedores para sistemas Linux e Mac em junho do ano seguinte. Atualmente na versão 3, o Chrome promete ser um browser mais veloz que a concorrência, tem um layout mais limpo e melhor design. De qualquer forma, o navegador do Google atraiu mais a atenção da mídia do que usuários. De acordo com a Jango Associates, o Chrome tem hoje 3,7% de market share.

image012

19 de março de 2009

Em resposta às inovações introduzidas nos navegadores da concorrência – Firefox, Safari, Opera e Chome -, a Microsoft lança o Internet Explorer 8. Segundo a empresa, é o navegador mais rápido, mais estável e segura já construído até hoje. Uma das novidades são os web slices, funcionalidade que avisa os usuários quando seus sites favoritos são atualizados. Outra melhoria tornou mais fácil aos usuários lidar com abas múltiplas. O IE também incluiu o modo de navegação anônima (vulgarmente chamado ‘modo pornográfico’). A Microsoft se viu obrigada a aprimorar o IE ao verificar o encolhimento de sua participação de mercado, que estaria abaixo de 68%, segundo a Janco Associates.

image013

30 de junho de 2009

A Mozilla apresenta a mais recente versão do seu navegador, o Firefox 3.5, que traz uma variedade de melhorias de desempenho, particularmente na visão dos desenvolvedores web. Embora não seja o navegador mais veloz, o novo Firefox faz frente aos Chrome e ao Safari neste segmento. Como o IE 8, Chrome e Safari, o Firefox 3.5 também inclui modo de navegação anônima. Segundo a Mozilla, mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo utilizam o Firefox.

image014

13 de agosto de 2009

Marc Andreessen, líder do projeto Mosaic da NCSA e fundador da Netscape, admitiu ao jornal New York Times ter criado uma nova empresa denominada RockMelt, informação que teria gerado especulações na mídia especializada em tecnologia a respeito do que está empresa estaria desenvolvendo um browser customizado para lidar com redes sociais, como o Facebook.

Esse foi um breve relato do que rolou na net em relação aos browsers e que venha o futuro.

Cleoci Pinheiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s