Cimento Portland Perus

Cleoci Taty e Alex

 

 

Uma grande aventura, foi onde eu minha namorada e meu primo nós metemos esse final se semana. Devidamente munidos de uma maquina fotografica la fomos eu e meu primo alex la pra fabrica de cimento sabadão de feriado, porra nenhuma pra fazer. Então decidimos sair pra tirar fotos, e a velha fabrica era um ponto onde a tempos queriamos ir, chegando la ja recebemos a noticia esperada, de que fotos só seriam possivel com autorização do dono, mas como com jeitinho tudo se consegue dobramos o guardinha que nos deixou enterar sem a tal autorização. Tratei imediatamente de ligar pra minha namorada que não podia ficar de fora dessa aventura claro.

 

A FABRICA

portlandperus1Inaugurada em 1926, a antiga fábrica localizada em Perus foi a grande fornecedora de cimento no país até 1933, e é considerada a primeira, por ter mantido a capacidade de produção e funcionamento de forma regular. Empreendimento da Companhia Brasileira de Cimento Portland Perus (CBCPP) resultante de um consórcio entre a Companhia Industrial e de Estrada de Ferro Perus – Pirapora e comerciantes canadenses, sua inauguração foi realizada com muito festejo pela imprensa paulistana, que a citava como a fábrica mais moderna e completa do mundo.

Principal fornecedora da matéria na construção civil nacional, a fábrica propiciou a construção do Anhangabaú, do novo Viaduto do Chá, o túnel e viadutos da Avenida Nove de Julho, a Biblioteca Mário de Andrade etc., e a realização de importantes obras de infra-estrutura, como a canalização do rio Tietê.

Distante do centro da cidade, a Fabrica precisou atrair mão de obra e empregados qualificados, entre eles um grande número de estrangeiros, para garantir o fluxo regular de produção, tanto para as pedreiras quanto para a fábrica. Uma das estratégias foi a oferta de moradia com água, esgoto e energia elétrica a preços simbólicos. Foram então construídas as vilas operárias: Vila Triângulo, Vila Fábrica e Vila Nova, além dos alojamentos para solteiros. A fábrica foi a grande responsável pelo desenvolvimento do bairro de Perus. Lugar que gosto muito e vivo desde que nasci.

 

Em 1983 as pedreiras de Cajamar foram fechadas, ocasionando paralisações na fábrica por falta de matéria-prima. Quatro anos depois, a fábrica já se encontrava praticamente paralisada.

No final da década, os trabalhadores da CBCPP, então aposentados, incorporaram às suas lutas a preservação da ferrovia e seu acervo (1987) e da Vila Triângulo (1989).

Em 1992, o inestimável valor histórico do conjunto formado pela fábrica, as vilas operárias e a ferrovia foi preservado através de tombamento.

Hoje as ruinas da tal fabrica parece um cenario dos filmes de terror o lugar é sinistro ao extremo muito show de bola. Deixo aqui o desafio pra quem tiver coragem de acampar la uma noite. click aqui pra ver as fotos

 

Abraços Cleoci Pinheiro

 

 

10 comentários sobre “Cimento Portland Perus

  1. Eai cleoci muito legal suas fotos da fabrica ficaram muito boas!!!
    só que assim pelo q eu vi você tirou somente do terreo da fabrica foi por isso que o guardinha deixou você tirar foto mas eu tenho fotos dos 3 andares abaixo e os 3 acima tambem sem autorização e sem mesmo o guardinah saber oque aumenta mais ainda a “aventura” na fabrica

  2. Olá também sou moradora de Perus a muito tempo, minha mãe avós moraram no triangulo, meu avô trabalhou na fabrica de Cimento, e adoro a Fabrica mais tenho uma certa preocupação quanto a ela, pois acho que a fabrica é um patrimonio cultural de Perus, e deveria ter uma assitencia maior, pois a Fabrica esta em ruinas e creio que em alguns anos ela possa estar em um nivel mais caotico ainda…

  3. Olá
    Eu também morei no triangulo, gostaria de saber quem é sua mãe e seus avós.
    Sou filha da D. Luzinete e do Sr. Aldon, com certeza eles conhecem.
    Eua sou a filha mais nova.
    Aguardo contato
    um abraço
    Alda

  4. Confesso que vou na fabrica todo fim de semana,amo aquele lugar,embora pareça ser um lugar sinistro la tem uma incrivel energia….amo a fabrica e adoro morar em perus..!!a fabrica é tudo de bom!!!!! S2

  5. eu nasci e fui criada no triangulo sou filha da xixa e do badu sou a silvinha meus avós maternos e paternos trabalharam la e meus pais se criaram ali e se casaram sei tantas coisas sobre aquele lugar coisas boas e obscuras também

Deixe uma resposta

