Irmã Marina Silva…

.
 
Ola amigos, lembro-me de poucas vezes ter sentido tanta satisfação em conhecer alguém pessoalmente, hoje venho aqui pra falar de uma mulher simplesmente fantástica, uma lutadora que não abre mão dos seus princípios e briga por seus ideais .

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima ou simplesmente Marina Silva. Ela  é uma política brasileira, ambientalista e pedagoga, filiada ao (PT).

Nasceu em uma “colocação” (casas de seringueiros, geralmente construídas sobre palafitas) chamada Breu Velho, no seringal Bagaço, a setenta km do centro de Rio Branco, capital do estado do Acre. Formou-se em História pela Universidade Federal do Acre.

Fundadora da CUT no Acre, nos anos 80, ao lado do ambientalista Chico Mendes, Marina Silva foi taxada de xiita e se defendeu. Alegou que na sua administração aumentaram a qualidade do trabalho de licenciamento e o número de concessões liberadas.

Símbolo de conduta ética e de luta pela ecologia, a senadora mais votada do Acre não concordava que o preço do desenvolvimento seja a derrubada de florestas. Defensora de uma economia que não destrua o meio ambiente, Marina Silva se negou a abrir mão dos seus princípios e, em dezembro de 2006, enfraquecida por uma disputa com a Casa Civil que a acusava de atrasar licenças ambientais para obras de infra-estrutura, a ministra resumiu numa frase o seu protesto: “Perco a cabeça, mas não perco o juízo”. Assim, a ministra avisara que não estaria disposta a flexibilizar a gestão da pasta para permanecer no governo.

E hoje eu tive o prazer de conhecer essa extraordinária mulher

 aqui me permito parafrasear Ricardo Gondim dizendo:

“Marina Silva faz parte do seleto panteão das pessoas extraordinárias. Sua conduta e testemunho de vida no Ministério não foram apenas impecáveis, mas inspiradores. Marina foi um Davi que nunca se acovardou diante de inúmeros Golias. Ela enfrentou a volúpia dos encastelados no poder, a gula desenfreada dos latifundiários da Amazônia, o rolo compressor dos cartéis internacionais e a irresponsabilidade de tecnocratas míopes, que só analisam gráficos. No Ceará, dizemos que gente assim é “madeira de lei”.
 
 
 
 
 
 
Fatos relevantes
  • Em 1996 recebeu o Prêmio Goldmann de Meio Ambiente pela América Latina e Caribe, nos Estados Unidos.
  • Em 2007, por meio da Medida Provisoria 366, a ministra Marina Silva desmembrou o Ibama e repassou a gestão das unidades de conservação da natureza federais para o Instituto Chico Mendes.
  • Também em 2007, Marina recebeu o maior prêmio das Nações Unidas na área ambiental – o Champions of the Earth (Campeões da Terra)- concedido a seis outras personalidades: o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore; o príncipe Hassan Bin Talal, da Jordânia; Jacques Rogge, do Comitê Olímpico Internacional; Cherif Rahmani, da Argélia; Elisea “Bebet” Gillera Gozun, das Filipinas; e Viveka Bohn, da Suécia.

 Deus a abençoe sempre.

Cleoci Pinheiro.

Anúncios

Um pensamento sobre “Irmã Marina Silva…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s