Como fazer seu currículo: modelos originais de curriculum vitae e dicas de preenchimento

por Augusto CamposCarreira, no efetividade.net

Currículo é o documento essencial ao procurar emprego, no qual são preenchidos de forma clara e resumida dados sobre características pessoais, formação/escolaridade, experiência profissional e atividades anteriores de um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico.

Como fazer o curriculo? Essa é uma dúvida comum, e oferecer um bom modelo de curriculo (curriculum vitae ou CV) que possa ser preenchido pelo candidato a um emprego (com ou sem experiência profissional já bem estabelecida) ou estágio costuma ser uma boa primeira resposta.

Mas muitas pessoas em busca de uma vaga ou de uma oportunidade para entrevista caem em uma armadilha comum: repetem sempre os mesmos batidos modelos de currículo criados em mil novecentos e máquina de escrever sem tinta e assim parecem apenas “mais um na multidão” desde o primeiro momento em que o recrutador tem contato com suas informações.

É por isso que o Efetividade.net vai adiante: além de oferecer modelos de currículo gratuitos e originais como o da imagem acima, ainda explica como você deve preenchê-los e personalizá-los para se destacar sem passar dos limites, garantindo maior chance de obter atenção positiva do seu futuro empregador.

E o modelo de currículo grátis do Efetividade que você virá a seguir é tão representativo do visual de um currículo moderno que foi o escolhido para ilustrar o conceito na revista Veja, em uma matéria sobre empregabilidade na edição 2065.

CV para preencher

Na imagem ilustrativa acima, você pode notar que preenchemos com os dados de uma pessoa com nível superior completo e alguma experiência profissional. Mas o mesmo modelo serve também para outras situações, como a do exemplo abaixo:

Note que agora se trata de uma pessoa que está cursando o ensino médio e tem alguma experiência e formação compatíveis com esta realidade – e valorizou experiências complementares, como a organização do campeonato de futebol do bairro e a comissão de formatura da escola.

E para criar este segundo currículo, bastou baixar o modelo gratuito abaixo e digitar as informações, sem nenhuma complicação!

Modelo de currículo para download

Este modelo de currículo versátil nasceu da minha própria experiência: já analisei muitos currículos mal produzidos encaminhados para vagas diversas (nível médio, nível superior, tecnológico, administrativo, …) que me coube selecionar, e desde então procuro fazer minha parte para que candidatos realmente interessados em um primeiro emprego, emprego temporário, estágio ou mesmo recolocação possam ter alguma referência ;-)


Clique para baixar o modelo acima para editar no seu computador

Comece fazendo o download do modelo acima, que foi desenvolvido originalmente aqui pelo Efetividade.net e é exatamente o que recebeu destaque na revista Veja.

Currículo para baixar

O arquivo também está disponível para download em vários formatos diferentes que você pode escolher:

Versões alternativas:

Em todos os formatos, este é um modelo de apenas uma página, ideal para quem está em busca do primeiro emprego ou recolocação.

Note que na formatação do nosso modelo de currículo já foram tomados cuidados especiais para evitar o efeito de “folha vazia”. A margem esquerda foi ampliada, os títulos das seções estão dentro de células que ocupam a boa parte da linha, e outros truques tipográficos foram empregados para garantir de forma harmoniosa o preenchimento do espaço. Os truques óbvios, que saltam aos olhos de qualquer avaliador – como aumentar o tamanho da fonte e o espaçamento – foram completamente abandonados.

O que preencher no currículo: dica importante

Além de ver nossas dicas sobre o que escrever no curriculo, caso você sinta que não tem dados suficientes para “rechear” seu currículo, siga a dica dos profissionais para aumentar sua empregabilidade e imite o exemplo do estudante secundarista do exemplo acima: participe como voluntário de atividades comunitárias de sua região ou se esforce para participar de eventos promovidos pelo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado.

Fazendo isso o seu currículo automaticamente irá se enriquecer com a menção a atividades em equipe, oportunidades de aprendizado, formação da liderança, comunicação e mais – gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio.

Quem está procurando emprego sem experiência e busca se diferenciar da multidão pode seguir nossas dicas específicas para o caso, e o mesmo vale para quem está procurando retornar ao mercado de trabalho.

Dica extra: Se você quiser usar este modelo e souber formatar textos, o ideal é que você apenas o visualize (preferencialmente o PDF) e construa o seu próprio arquivo a partir dele, para que não seja idêntico ao de mais nenhum candidato à mesma vaga. Mas se você não dominar a técnica, sinta-se à vontade para preencher diretamente no nosso arquivo, que você já estará muito bem ツ

Após preencher seus dados, veja as dicas adicionais destes artigos:

Veja também o outro modelo original de currículo do Efetividade.net: “Modelos de curriculum grátis para download – parte 1: primeiro emprego

E se você busca informações sobre currículo sem experiência, veja o modelo específico disponível acima, e leia também os artigos “Currículo sem experiência” e “Emprego sem experiência? Existe solução“.

Este artigo estava postado originalmente no efetividade.net e disponibilizei aqui por achar o tema relevante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s